A utilização de video-games em fisioterapia

Com os avanços tecnológicos, os profissionais de fisioterapia ganharam um grande aliado: os video-games. Estudos realizados em Curitiba – P.R. vem mostrando resultados positivos do uso destes equipamentos no auxílio em tratamentos fisioterapêuticos. Agora você deve estar se perguntando: “Como e qual video-game eles utilizam no processo?”. Isto é fácil de ser respondido, eles utilizam o Nintendo Wii, pois ele capta através de um controle, que fica nas mãos do paciente, os movimentos e a intensidade com que eles são realizados, auxiliando no tratamento de labirintite, por exemplo.

Nintendo Wii sendo utilizado no preocesso fisioterapêutico.

Os fisioterapeutas afirmam que este tipo de tratamento deve ser considerado como “tratamento complementar”, pois os demais processos não podem ser descartados.

A receptividade dos pacientes a esse novo tratamento foi positivo, pois eles se sentem mais avontade e confortáveis para realizar alguns movimentos, além de serem movidos pelo espírito competitivo,  faz com que eles não se recusem a fazer algum tipo de movimento orientado em frente a televisão.

O número de idosos que jogam video-games vem aumentando cada vez mais.

Este tipo de tratamento já vem sendo utilizado desde 2005 nos Estados Unidos, apresentando resultados ótimos em pacientes que passaram por processos cirúrgicos, felimentos de luta ou lesões gravíssimas. Jogadores de futebol e outros atletas também vem utilizando desse recurso em seus periodos de recuperação após algum tipo de lesão, apresentando uma melhora mais eficiente em seus quadros clínicos. Com isso, vemos que o video-game pode ser, além de divertido, pode axuliar e muito nas recuperações e tratamentos clínicos e fisioterapêuticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: