Uma História de Páscoa

Uma história de Páscoa, da escritora Ana Maria Machado, é um livro simples, direcionado ao público infantil onde se retrata a história de um menino e um coelho. Com uma construção espelhada e maior liberdade por parte da escritora, a narrativa assimétrica alterna entre os protagonistas, porém a medida em que ambos ficam parecidos, a realidade passa a ficar igual a fantasia, e em alguns momentos, a fantasia começa a questionar a realidade.

História este que até os anos 2000 não havia ganhado prêmios, não fora traduzida e nem mesmo recebido nenhuma crítica, e antes comercializada juntamente com outros quatro contos, passou a ganhar uma edição própria em 24 páginas coloridas, com ilustrações de Gonzalo Cárcamo.

Abaixo a escritora comenta sobre o seu livro:
“Quando eu fiz essa história, ainda publicava apenas na Revista Recreio e tratava de atender a uma encomenda – um texto que falasse de Páscoa. Mas já estava escrevendo havia mais de dois anos, me sentia com alguma segurança, e resolvi aproveitar para fazer uma experimentação, já que o tema era determinado, me dei o direito de tomar muita liberdade com a forma. E resolvi construir um livro que fosse espelhado. Isto é, bem simétrico, como quem se olha num espelho, alternando os pontos de vistas dos dois protagonistas – o menino e o coelho. Ao fazê-los ficar bem parecidos, comportando-se de forma semelhante, a história passou a igualar realidade e fantasia. Com isso, a fantasia passou a lançar dúvidas sobre a a realidade.
(Ana Maria Machado)

Foto da escritora com seu coelinho de pano feito por sua avó - Arquivo pessoal.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: